O que é e o que não é
pecado na vida do cristão
 

Desde o ano 2000 tenho um site na internet em que constantemente coloco artigos polêmicos sobre assuntos, quase sempre taxados de "pecado" por muitos evangélicos, mesmo sem nenhum respaldo bíblico. Após uma avaliação coerente, bíblica, muitos me agradecem pelo esclarecimento. E é incrível como recebo por dia dezenas de emails de irmãos me perguntando sobre o que é e o que não é pecado, em diversas áreas de sua vida. O povo parece ficar com muito medo de estar pecando, mesmo sem querer pecar. Isto se dá pelo fato de inúmeros pregadores pularem em alguns púlpitos ditando as "regras" para ser um crente "santo".
 
Quase sempre estas regras fogem aos preceitos bíblicos, mas são engolidos pelo povão, que lê muito pouco a Bíblia, e se preocupam em ter uma vida santa, em ser uma bênção, em receber a tão esperada vitória. E o pregador, que pula, sapateia, fala em línguas, tem visões e revelações, finaliza a pregação dizendo que não podemos usar perfume, porque é vaidade, e devemos cheirar apenas "o bom perfume suave de Cristo", e que "o resto é tudo vaidade".
 
Pregadores como este tinham fama de abençoados e santos até os anos 70. Nos dias de hoje é difícil encontrar alguma igreja que proíba, direta ou indiretamente, o uso do perfume. Mas ainda hoje esta novela se repete com outras proibições e "achismos" convictos sobre o que é errado para um cristão.
 
Um dos e-mails que recebi foi perguntando se depilação masculina é pecado ou não. Um jovem desejava fazer depilação para tirar o excesso de pelos do corpo. Se um pastor que não se intera do assunto ouve uma pergunta dessa, irá se perguntar se o jovem não tem mais o que fazer, ou irá condená-lo logo como mais um vaidoso, mundano, carnal, etc. O jovem deseja fazer tal depilação porque o seu corpo tem muito pelo, e se ele não tomar de 5 a 6 banhos por dia, com cremes e desodorantes constantes, o mau cheiro se torna real. Ele transpira muito. A depilação seria de três em três meses (4 vezes no ano) e o ajudaria muito na convivência com os demais, e até para arrumar uma companheira. Mas a dúvida, o medo de estar pecando, criou uma barreira entre ele e a dermatologista que o aconselhara.
 
Enviei uma resposta simples e objetiva: Qual a sua intenção? Aparecer? É sem necessidade? Te afasta ou te atrapalha dos propósitos que Deus tem contigo?? Pelo que sei fazer a barba também é uma espécie de depilação. E é logo no rosto, onde todo mundo olha! Eu poderia muito bem viver sem fazer a barba para o resto de minha vida! Ter uma barba enorme não me condenaria como filho do diabo, mas em termos de estética, não ficaria muito bem.
 
A palavra pecado origina-se do grego "hamartia" e significa errar o alvo. Se o meu alvo, que é Cristo, é desviado por alguma barreira, devo não pecar mais, como disse Jesus a mulher pega em flagrante adultério, em João 8.
 
A lista de dogmas doutrinários de muitas de nossas igrejas nos 50 a 70 envergonha a igreja de hoje, e muitos até desconversam, dizendo desconhecedores de tais doutrinas. O perfume, o shampoo, o sabonete, o refrigerante, o chinelo, e outros usos e costumes que eram proibidíssimos na época, hoje estão liberados, e não representam mais pecado nem para os mais legalistas. Mas a moda dos crentes é condenar! Daqui a vinte anos não se condena mais. "Mas e daí?" - questionam alguns. "-Deixa disso, rapaz. Isso foi lá em 1950, 60.... Prá que falar nisso hoje? Isso é passado! Naquela época o povo era muito ignorante!"
 
A moda hoje é condenar quem ouve "músicas do mundo". Mesmo as mais simples, as mais suaves. Não me refiro a funk, nem as que tem letras maliciosas, mas as boas músicas. Se você ouve música não-evangélica, corre o risco de ser taxado de "crente-mundano", como os que usavam perfume em 1950. Com toda certeza, essa é mais uma doutrina que terá seu fim daqui a uns 20 ou 30 anos. Mas em 2034, se alguém disser que hoje era reprovado o cristão que ouvia músicas não-evangélicas, alguém comentará: "-Poxa, mas já não tinham TV em casa? Não ouviam essas músicas nos filmes e novelas...?" E outro responderá: "-E daí??....isso foi lá em 2004...2005... Prá que falar nisso hoje? Isso é passado!.... Esquece isso rapaz...Naquela época o povo era muito ignorante!"
 
"Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente". (Hebreus 13:8)
 
LEIA MAIS: A SÃ DOUTRINA (Muito Bom!!!)
 
Denis de Oliveira é pastor-presidente das Assembléias de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ

Free Web Hosting