É pecado comer
Ovos de Páscoa?
 
Uma das coisas que tem intrigado muitos cristãos são os comentários sobre se pode ou não comer "ovos de páscoa", estes de chocolate, vendidos no mês de Abril. A Páscoa, para nós cristãos, tem um outro significado, como as velas em cima do bolo de aniversário. Para algumas outras seitas e religiões, velas acesas no escuro tem significados diferentes. Não comemoramos aniversário no intuito de fazer um ritual espiritual, mas de celebrar a data em que você completa mais um ano de vida. Comemos doces, salgadinhos, etc. Portanto, não vemos mal em acender as velas do bolo e, no escuro, cantarmos "parabéns pra você".
 
Quem condena comer ovos de páscoa, alegando ser uma festa "pagã", também deveria condenar o uso das alianças de casamento, que é de origem pagã. Você usa aliança de casamento? Já buscou saber como ela surgiu?? O batismo também tem origem pagã, e era usado em Babilônia e no Egito em conexão com crenças supersticiosas, e nem por isso deixou de ser praticado por João Batista (bem antes de ser ordenado por Jesus em Mateus 28:19), pelos discípulos de Cristo e por toda a comunidade cristã do primeiro século, que o adotaram com uma motivação inteiramente diferente da dos pagãos.
 
Festas de aniversário também tem origem pagã. Como todos sabemos, os dois únicos aniversários que a Bíblia menciona são de pagãos, o Faraó do Egito (Gênesis. 40:20) e o Rei Herodes (Mateus 14:6).
 
O mero fato, porém, de que pagãos adotavam um certo costume não significa que hoje ele esteja proibido para nós. Jacó e José, por exemplo, eram servos de Deus, mas quando Jacó faleceu José mandou embalsamá-lo (segundo costume dos egípcios pagãos), e mais tarde o próprio José foi embalsamado. (Gênesis 50:2,3,26).
 
"Dizer que coelho da páscoa existe para nossas crianças é anticristão?"
 
Na escola as crianças ouvem diversas historinhas, contos, que desenvolvem o raciocínio. Quando uma criança pergunta aos pais de onde vem os bebês, será que a mãe deveria dizer: "-Olha, eu e seu pai vamos para a cama, e temos uma relação sexual maravilhosa, desse jeito, e desse jeito também, e fazemos assim também, e aí veio a gravidez, e você nasceu..." Ou será que nós respondemos com alguma historieta, que ela veio num "avião" ou "cegonha", ou de outro jeito, que evite a todo custo usar a palavra sexo para as crianças???
 
Portanto, não há mal nenhum em ver crianças acreditando numa historieta de coelho da páscoa, ou de outros contos tão bonitos. Isso não pode ser encarado como um ato "anticristão". Senão, todos os pais cristãos deveriam tirar seus filhos da escola, tirar a TV de casa, isolar do mundo, e lhes contar toda a vida como ela é, nua e crua, sem desviar o assunto. Estaria correto estragar toda a infância, por causa de uma simples história de coelhinhos e ovos de chocolate?!
 
A Páscoa para nós tem outro sentido, outro significado. Se você vai comer ovos de Páscoa ou não, é uma decisão sua. Só quero deixar bem claro que não há nenhum respaldo bíblico para se proibir alguém de comer chocolate nesta época, muito menos ovos de páscoa. Não deixe que certos "inteligentes" de plantão fiquem colocando minhoca na sua cabeça.
 
"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber ou por causa dos dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados. Estas são sombras das coisas futuras; a realidade, porém, está em Cristo". (Colossenses 2.16-17)
 
Denis de Oliveira é pastor-presidente das Assembléias de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ

Free Web Hosting